terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CONHECENDO A DIETA NOTA DEZ

Boa Tarde!
Em primeiro lugar agradeço a visita ao meu blog, espero que agrade!
Este é o meu primeiro post sobre um assunto muito importante....Dieta, mas não estou falando de qualquer dieta, e sim de uma específica.
O Nome dela é Dieta Nota Dez ou Dieta das Notas, essa eu garanto funciona, é só seguir direitinho que você consegue.
Hoje boa parte da população está acima do peso, a facilidade do dia a dia (delivery), os (Fast Foods) são uma tentação, quem não gosta daqueles salgadinhos de festa, ou os docinhos, e aqueles bolos cobertos de Chantily, sorvetes,petiscos, e o mais difícil quem resiste a uma barra de chocolate?.
Mas quem disse que você precisa resistir a todas essas guloseimas?, não precisa, o Livro Dieta Nota Dez, vem com uma tabela que atribui um número de notas para cada alimento, inclusive as guloseimas que citei acima, você pode comer o que quiser é só saber contar.
Vamos conhecer esta maravilha?, mas antes vamos descobrir se você está acima do peso:
IMC - Indice de Massa Corpórea
Esse é um cálculo usado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para saber se o indivíduo está no seu peso saudável.
Para saber basta dividir o seu peso pela sua altura ao quadrado.
Por exemplo: Vamos supor que você tenha 72kg e sua altura é 1.65m. Então Divida seu peso (72) pelo quadrado da sua altura (1,65X1,65).
1.65 X 1.65 = 2.722
72 / 2.722 = 26.451
Se o resultado der:

Até 25 = Normal
Entre 25 e 30 =               Sobrepeso
Entre 30 e 35 =               Obesidade
Acima de 35 = ________Obesidade Mórbida

Agora vamos calcular o Peso Ideal
Sua altura - 100 - Porcentagem (%).
Por exemplo: 1.60m - 100 = 60 deste total subtraia 10% se for mulher e 5% se for homem.
Mulher: 60 - 10% = 54
É Claro que este resultado não é uma regra, o peso pode variar 5kg para mais ou para menos dependendo de como você vai se sentir melhor.

Atenção
Antes de começar qualquer dieta, é sempre bom procurar seu médico , verificar se está tudo bem, e se você está apto para ela.

Pronto agora que você já sabe se precisa ou não emagrecer, vamos lá:
A quantidade de notas a serem gastadas por dia é de acordo com a sua altura:
Mulheres:
Até 1,60m = 450 notas/dia
Entre 1,60 e 1,70m = 500 notas/dia
Acima de 1,70m = 550 notas/dia

Homens:
Até 1,65m = 600 notas/dia
Entre 1,65 e 1,75m = 650 notas/dia
Acima de 1,75m = 700 notas/dia

As Notas nada mais são do que:
Calorias dividido por 2
Ou seja, a Tabela é bem rica, mas caso não tenha alguma coisa que você goste nela, basta pegar o número de calorias do alimento e dividir por 2, assim você terá o número de notas do mesmo. Fácil né?, você ainda não viu nada.
No caso de Frituras e Empanados. multiplicamos as notas do alimento normal por 2, exemplo um Bife Médio tem 50 notas, se ele for frito ou empanado ele vale 100 notas, se for a parmegiana já temos que contar a Mussarela e o Molho de Tomate, mas não se preocupe está tudo na tabela que postarei mais abaixo.
A partir destas regrinhas tudo é muito facil, se você pode gastar 500 notas por dia, gaste apenas isso!, que eu garanto você vai emagrecer. Finja que é dinheiro, digamos que você pode gastar 500 reais por dia, se você gastar 510 um dia, 520 outro em pouco tempo acumulará dívidas, na dieta é a mesma coisa se você passar da sua cota diária acumulará gordura, e simplesmente você não vai emagrecer e você não quer isso quer?
O Bom senso também conta muito, por exemplo, se a tabela diz que um bife médio tem 50 notas, o seu bom senso irá dizer o que é um bife médio, com certeza não é aquele enorme que servem nos botecos por aí né?, mas se você quiser o grande não tem problema pague 100 notas e seja feliz!
Dica:

Roube Contra: 
Por exemplo: Uma colher de Sopa de Maionese Light tem 25 notas, se você comeu meia colher, você não comeu 12,5 notas. Comeu 15 notas.
A Tabela e o Livro foram desenvolvidos pelo Endocrinologista Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro, para os críticos de plantão os valores são aproximados, então não fique comparando as calorias dos alimentos que já tem na tabela, o que está na tabela funciona pode confiar nela, o que não tiver faça o cálculo das calorias dividido por 2 e vai dar tudo certo, ok.
Caso não tenha um molho específico na tabela sempre conte de acordo com uma porção do ingrediente principal, por exemplo se não tiver molho de tomate conte uma porção do tomate.
Compre o livro, além de ser uma Leitura espetacular, ele fala muitas coisas que realmente incentivam, passam a realidade da Dieta, como também quebra alguns mitos e fala sobre outras dietas e o uso de medicamentos sem orientação médica, vale muito a pena, ele custa de 20 a 30 reais.

Boa Notícia
Chegou no peso?
Meus parabéns!
Agora você não ficou apenas Magra(o) mas também ficou Rica(o).
Isso mesmo, se você emgrecia por exemplo com 500 notas, agora para manter você ganha 200 notas de bônus = 700 notas por dia.
Mas lembre-se! Não são 710, 720, de grão em grão a galinha enche o papo.
Tenha sempre na sua mente o seguinte, a pessoa gorda é igual há um alcoólatra ou um drogado, só que o vício dela é a comida em demasia, então você venceu a batalha, chegou no peso, ótimo fico feliz por você. Porém você venceu uma batalha, mas guerra contra a balança você terá que levar para vida inteira, porque se você se entregar novamente a comida e passar das suas "700 notas por exemplo" voltará a engordar.
Então depois de chegar no peso, se um dia você resolver chutar o balde e passar das suas notas, tudo bem, mas no dia seguinte volte a dieta das "500 notas por exemplo" por uma semana, pois no final da semana o peso extra já terá ido embora, mas é claro que não custa ir até a balança conferir né?
Então disciplina, se você conseguir mantê-la, nunca mais será gordo na sua vida.
Boa Sorte!

No meu próximo post, segue a tabela, caso alguém queira uma versão em Excel (mini - de bolso) para impressão, basta postar o e-mail me pedindo, ok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma sugestão? Quer compartilhar sua experiência comigo? Tem alguma dúvida?
Então escreva um comentário pra mim, e coloque seu e-mail no final ok!